Material publicado no V Congresso Latino-Americano de Opinião Pública da WAPOR - World Association of Public Opinion Research, Bogotá Colombia.
O projeto “Audiência no Ensino Médio” foi desenvolvido com base no conceito do pesquisador Ricardo Paes de Barros para a criação de indicador de audiência escolar e na expertise do IBOPE na medição de audiência televisiva. A aferição da audiência dos meios de comunicação é a relação entre a oferta da programação e o conjunto de pessoas que o assistem/ouvem. Este conceito foi aplicado à realidade da sala de aula e se transformou em: “oportunidade de ensinar” – o total de minutos de aulas efetivamente ofertados pela escola – e “oportunidade de aprender” – o número de alunos presentes na sala de aula no momento em que algum conteúdo está sendo ofertado. Os dados comprovam que as oportunidades de aprender e de ensinar ocorrem de maneira desigual no Ensino Médio do Sistema Público o que possibilitou que as escolas que tiveram suas turmas monitoradas fossem segmentadas em 3 grupos: alta, média e baixa audiência.
Como citar: LIMA, A.; PAVAMELLI, P.; IWASAKI, C.; AGUIAR, M. Audiência do Ensino Médio – A dedicação aos estudos dentro e fora da escola. V CONGRESSO LATINO AMERICANO DE OPINIÃO PÚBLICA DA WAPOR - WORLD ASSOCIATION OF PUBLIC OPINION RESEARCH, BOGOTÁ, COLOMBIA, 2012. 31p.
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