top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa sobre Uso da Tecnologia na Educação do Brasil - Imaginable Futures (Omidyar Group)

Pesquisa apontou os usos da tecnologia na Educação brasileira e identificou os fatores mais críticos na implementação desses recurso.


Realizado em parceria com a Imaginable Futures (Omidyar Group), Banco Interamericano de Desenvolvimeto (BID) e Fundação Lemann, o projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, a Tomara! construiu um diagnóstico sobre como a tecnologia tem sido aplicada no Brasil, conheceu os processos de implementação de políticas públicas relacionados, os atores envolvidos na tomada de decisão e os resultados obtidos, de modo a apoiar o desenvolvimento de ações concretas mais efetivas nas secretarias estaduais de educação para a adoção de tecnologias.


Já na segunda fase, o projeto seguir em torno de dois objetivos. Um deles foi o reconhecimento da visão de tomadores de decisão do setor público acerca da implementação e uso da tecnologia na educação, buscando compreender as premissas que dão base as suas ações. O outro foi identificar, entre os diferentes gargalos que circundam a implementação e uso da tecnologia na educação, quais os fatores mais críticos.


Para isso, a Tomara! realizou:

  • na fase 1:

    • Revisão bibliográfica sobre o tema

    • Entrevistas semiestruturadas com 12 especialistas

    • Coleta de dados com técnicos das 27 secretarias estaduais de educação por meio da aplicação de questionários presenciais no GT de Tecnologia do CONSED e à distância

    • Workshop com gestores públicos, especialistas internacionais e nacionais, representantes de institutos e fundações etc.

  • na fase 2:

    • Coleta de dados e informações sobre o uso da tecnologia na educação junto às Secretarias, Regionais e Escolas por meio de pesquisa de campo em território nacional para investigar 10 casos implementados.


Ao final, foram entregues: documento (PDF) navegável com resultados da revisão de literatura; matriz avaliativa; plano de pesquisa, relatórios executivos com resultados encontrados e recomendações.


Acesse o artigo Educação em tempos de covid-19/coronavirus: reflexões a partir da pesquisa sobre o uso da tecnologia nos sistemas públicos brasileiros, por Camila Iwasaki, Clara Azevedo, Erica Peçanha e Erick Roza em Metaxy - Revista brasileira de Cultura e Política em Direitos Humanos, 22 abr 2020.

Acesse também o Resumo Executivo e a Síntese da Pesquisa sobre Uso de Tecnologia nos sistemas públicos de educação do Brasil


Primeira página da Síntese da Pesquisa sobre Uso de Tecnologia nos sistemas públicos de educação do Brasil.

Matriz da Pesquisa sobre Uso de Tecnologia nos sistemas públicos de educação do Brasil, disponível no Resumo Executivo.


Ficha técnica:

Ano: 2019/2020

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Publicações e sistematização de projetos, Monitoramento e Avaliação

Clientes:





Comments


bottom of page