background02.png

Quem somos

Conheça quem faz a Tomara! acontecer

As fundadoras

Tomara! é uma empresa de mulheres que valoriza mulheres. Foi fundada em 2 de fevereiro de 2013, dia de Iemanjá, por Ana Luiza Mendes Borges, Camila Iwasaki, Clara Azevedo e Júlia Serra Young Picchioni. Atualmente, Ana, Camila e Clara seguem à frente na direção da empresa, atuando de perto em todos os projetos e gerindo mais 70 pessoas que fazem parte da rede de profissionais da Tomara!.

ana.jpeg
Ana Luiza Mendes Borges
  • Preto Ícone LinkedIn

Apaixonada por promover conexões e cultivar encontros, acredita que o conhecimento é aplicado quando as pessoas estão envolvidas em todas as pontas do processo. Cientista social e especialista em Avaliação Educacional de formação, antes de fundar a Tomara!, atuou por 9 anos com projetos de monitoramento e avaliação de programas e projetos no CENPEC, foi Assessora da Diretoria Executiva do Museu do Futebol, pesquisadora do DIEESE, do CEDEC e do NAU/USP. Filha do carnaval, é presidenta do Bloco Bastardo, adora uma folia e sempre está pronta para celebrar e compartilhar histórias, afetos e conhecimentos.

camila.jpg
Camila Iwasaki
  • Preto Ícone LinkedIn

Instigada pelo desejo de transformar, acredita que planejar, construir e aprender coletiva e continuamente são motores para a atuação social. Cientista social e mestre em Gestão e Avaliação da Educação de formação, antes de fundar a Tomara!, atuou em ongs, centros de pesquisas e órgãos governamentais, nas áreas de educação, assistência social, saúde e cultura e foi gerente de Planejamento e Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco por 5 anos. Mãe da Luísa, é apaixonada por cachorros, gosta de cozinhar, viajar e de ficar em casa com a família.

clara
Clara Azevedo
  • Preto Ícone LinkedIn

Movida por sua paixão pela produção de conhecimento, acredita que é possível cuidar das pessoas e dos processos sem perder a qualidade técnica, o rigor metodológico e a busca por resultados. Cientista social e mestre em Antropologia Social de formação, antes de fundar a Tomara! foi Diretora do Museu do Futebol por 5 anos. Trabalha desde 2003 com iniciativas ligadas à gestão cultural, pesquisa e produção de conhecimento e atualmente é também conselheira de administração do Museu do Futebol e do Museu da Língua Portuguesa. Mãe do Inácio, ama livros, pessoas e novas experiências.

Rede T!

A rede Tomara! conta com profissionais de sociologia, educação, antropologia, psicologia, avaliação, administração, tecnologia da informação, design, comunicação, entre outros.

Em nossas políticas internas, priorizamos profissionais e parcerias, sobretudo mães e grávidas, nos projetos da rede. Assumimos uma postura antirracista, valorizando a diversidade e o combate ao machismo, LGBTQIA+ fobia, xenofobia, capacitismo.

Kaio_Gameleira.jpg
Kaio Gameleira
  • Branca Ícone LinkedIn

Curador, pesquisador e leitor. Graduando em Gestão de Políticas Públicas na USP, bolsista do Grupo de Educação Ambiental Crítica da USP e atua também no Centro de Estudos da Metrópole. É autor de 5 capítulos de livros, que discutem temas com quais têm envolvimento, como educação, periferias, cursinhos populares, relações étnico-raciais e projetos de pesquisa e extensão universitária.

Clarissa_Batalha.jpg
Clarissa Batalha
  • Branca Ícone LinkedIn

Assistente técnica e administrativa. Bacharel e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui extensão em “Introdução à Política e ao Tratamento dos Arquivos” (PUC-SP), e especialização em Museologia, Colecionismo e Curadoria (Centro Universitário Belas Artes- SP). Desde 2007 atua na área da preservação da memória, com experiência em gestão de acervos e memória institucional. Atuou como pesquisadora em instituições como Museu da Pessoa e Museu do Futebol.

Felipe_Paludetti.jpg
Felipe Paludetti
  • Branca Ícone Instagram

Analista de projetos. Cientista Social e pós graduando em Gestão Publica pela FESPSP. Atuou na implementação do Programa Transcidadania para a Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Paulo. Academicamente compôs o NEU - Núcleo de Etnografia Urbana, desenvolvendo trabalhos de campo com foco em etnologia indígena e antropologia política.

LuizAntonio_Guerra.JPG
Luiz Antonio Guerra

Pesquisador e coordenador técnico. Cientista político e sociólogo, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência profissional e acadêmica em gestão de políticas públicas, em particular: políticas sociais e educação; organizações da sociedade civil, movimentos sociais, participação e democracia na América Latina; cultura popular e música brasileira.

Luciana_Lino.jpg
Luciana Lino
  • Branca Ícone LinkedIn

Pesquisadora, atua há mais de 15 anos na área da educação e investimento social no desenvolvimento de pesquisas e produtos de comunicação. doutoranda em Educação (PUC-SP), com formação inicial em História (USP) e Jornalismo (Cásper Líbero).

logo_t.png
Marilia Jahnel

Graduada em Ciências Sociais, com especialização em Gestão e Políticas Culturais e mestrado em Ciências Humanas e Sociais com pesquisa no campo da ação coletiva. Trabalhou por nove anos na Prefeitura de São Paulo tendo atuado nas áreas de juventude, cultura, direitos humanos, direito à cidade e direito à memória e à verdade. No Terceiro Setor, atuou em projetos sobre memória, território e violência de Estado e organizou congressos de pesquisa do campo do direito e ciências sociais.

Beth_Ponte.jpg
Beth Ponte
  • pesquisas_edited_edited

Consultora e coordenadora em pesquisas. Gestora cultural, pesquisadora e consultora pela Ponte Cultura & Desenvolvimento. É vice-presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Organizações Sociais da Cultura (ABRAOSC) e pesquisadora associada do Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA). Tem experiência em planejamento estratégico, indicadores culturais e gestão da qualidade para cultura e Terceiro Setor.

Larissa_Jordao_Pino.jfif
Larissa Jordão Pino
  • Branca Ícone LinkedIn

Gerente de projetos. Mãe do João, internacionalista e pesquisadora na área de educação. Gosto de desenvolver meus trabalhos no campo, acompanhar o cotidiano dos atores e estar na ponta, no lugar onde tudo acontece. Entre a China e o Chuí, pude conhecer um pouquinho sobre o modo como nos organizamos enquanto sociedade e a partir disso como moldamos nossos sistemas de educação para transmitir às futuras gerações nossos legados. Meu maior desafio, enquanto profissional e ser humano, é olhar para essas singularidades e entender meu papel nestas múltiplas construções sociais.

Bruna_Nunes.jpeg
Bruna Nunes
  • Branca Ícone LinkedIn

Gestora de projetos e especialista em inovação em educação, com experiência na implementação de projetos em educação e tecnologia, formação de professores, orientação pedagógica, desenho, facilitação e avaliação de processos e experiências de aprendizagem inovadoras, baseadas em metodologias ativas, design thinking e tecnologia.

Fernando_Camargo.jpg
Fernando Camargo
  • Branca Ícone LinkedIn

Pesquisador e Doutorando em Ciências Sociais na UNICAMP, é mestre em Ciências Sociais pela UNIFESP, especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e Graduado em Ciências Sociais pela PUC de Campinas. Realizou e coordenou projetos de pesquisa, para o Terceiro Setor e para o setor público, nas áreas de educação, cultura e proteção social.

André_Pitol.jpg
André Pitol
  • pesquisas_edited_edited

Pesquisador e curador. Doutorando, mestre e bacharel em Artes Visuais (USP), com especialização em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância (UNIVESP). É integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Design e Mídias Digitais. Tem experiência em projetos e cursos em fotografia, crítica e história da arte e na realização de curadorias artísticas. Participou de atividades no Pivô (Consultas Curatoriais), MASP (Histórias Afro-Atlânticas), Sesc (Tecnologias e Arte em Rede: Tecnologias Negras e Mostra de Arte da Juventude) e Instituto Moreira Salles (Fotógrafos Imigrantes e Histórias da Fotografia).

carol_messias2.JPG
Carolina Messias
  • Branca Ícone LinkedIn

Pesquisadora, Escritora e Fazedora de Comunicação Autoral. Traduz, articula e expressa conhecimentos complexos de dentro das pessoas e organizações para fora, sobretudo em forma de texto. Na Incipit Hub, integra pesquisa e prática com comunicação, atuando como facilitadora de processos criativos, criadora de conteúdos e curadora de referências e conhecimento para organizações, redes e projetos autorais.