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  • Tomara! Educação e Cultura

[artigo] Uma experiência formativa

Ana Luíza Mendes Borges é coautora deste artigo sobre o uma experiência de avaliação que envolveu a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto Criança.


O Projeto Criança teve duração de mais de uma década e foi desenvolvido em 28 escolas das redes municipais de ensino de 15 cidades dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Resultado de uma parceria entre o Instituto Algar de Responsabilidade Social e o Cenpec, o Projeto aliou o estudo da Língua Portuguesa a estratégias de teatro e foi direcionado a 4 a. e 5a. séries do ensino fundamental.


Publicado em 2007 pelos Cadernos Cenpec, o relato descreve uma experiência de avaliação que envolveu tanto os agentes escolares quanto os agentes externos, garantindo a participação de todos os profissionais envolvidos no Projeto. A elaboração da prova e as orientações para a aplicação foram realizadas por meio de videoconferências, questionários e momentos presenciais de discussão com os professores, principais atores desse processo.


O efeito mais significativo foi o fato de os professores terem começado a se preocupar com os resultados das avaliações oficiais, como o SAEB e a Prova Brasil, além de mostrarem-se muito mais preparados para interpretá-los à luz de suas práticas docentes e reconhecê-los como válidos.



Como citar: BORGES, Ana Luiza Mendes; JUNIOR, José Hamilton Maruxo e NUDELMAN, Sônia Maria de Oliveira. Relato de prática: Projeto Criança - Uma experiência formativa. Cadernos Cenpec, v. 2, n. 3 (2007), Avaliação em Educação, São Paulo, 2007.


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