top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

[artigo] Conselhos escolares: vários caminhos, o mesmo desafio

Ana Luíza Mendes Borges é coautora deste artigo que discute o papel dos conselhos escolares como espaços de participação, destacando a importância desse tema diante da complexidade da realidade educacional do país, especialmente no âmbito do ensino público, que segue buscando novos espaços de participação social.


O artigo é resultado de pesquisa e reflexão sobre o tema na prática, a partir da escuta de relatos de diretores, professores, mães e alunos de duas escolas da rede pública de ensino de São Paulo capital: Escola Estadual Prof. Jácomo Stávale e Escola Municipal Desembargador Amorim Lima.


A participação da família na escola foi o tema que inspirou a conversa com mães, professores do Conselho de Escola ou da APM (Associação de Pais e Mestres), alunos e diretores no CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e levantou diversos pontos de reflexão e questões para discussão dos conselhos escolares como espaços sociais participativos.



Como citar: BORGES, Ana Luiza Mendes; SANTOS, Fernanda Andrade dos e VIEIRA, Adriano. Conselhos escolares: vários caminhos, o mesmo desafio. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 6 (2009), Escola, Família e Comunidade, São Paulo, 2009.


bottom of page