Pesquisa diagnóstica com metodologias participativas realizada em 2016 sob supervisão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Organização Social de Cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, então gestora do Museu da Casa Brasileira, desenhou propostas de ocupação do equipamento público com uma compreensão ampla e inédita sobre o Palácio dos Campos Elíseos.
Para elaborar o Plano Museológico e Estratégico o Palácio dos Campos Elíseos, passamos por etapas fundamentais, como reconhecimento do território em que o equipamento está localizado, por meio de pesquisa diagnóstica com metodologias participativas, e mobilização e engajamento de diferentes atores para pensar e desenhar propostas para a ocupação do equipamento público com vistas à implantação de um novo museu.
Sob supervisão da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a Organização Social de Cultura A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, este trabalho permitiu a construção de uma compreensão ampla e inédita sobre o Palácio dos Campos Elíseos e foi pautado nos princípios da participação, do deslocamento do olhar, da negociação de sentidos/compatibilização de repertórios e da construção de consensos.
Essa publicação oferece os pressupostos conceituais e as estratégias metodológicas utilizadas na elaboração do Plano Museológico, uma perspectiva histórico-cultural do Palácio dos Campos Elíseos e a síntese das rodas de conversa realizadas. Nos capítulos finais, encontra-se a proposta para o novo museu, incluindo o detalhamento
de seus programas.
Ficha técnica:
Ano: 2016
Status: concluído
O que realizamos: Publicações e sistematização de projetos, Pesquisas e Estudos
Cliente:
Comments