A elaboração do plano museológico do MRSP para o período de 2024 a 2029 foi elaborado no ano em que a instituição completa 15 anos de existência.
O Memorial da Resistência de São Paulo (MRSP) é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo dedicada a preservar referências de memórias da resistência e repressão políticas do Brasil republicano.
O Plano Museológico 2024-2029 é uma atualização do plano anterior (2019-2023) e contempla ações para consolidar a instituição como mais independente, sob gestão da Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC). O maior desafio foi traduzir as mudanças de reposicionamento institucional e criar as bases para a expansão do museu. O plano foi realizado em processo colaborativo, que contou com a participação de toda a equipe do MRSP, além de profissionais da área-meio da APAC, representantes da UPPM-SEIC e especialistas externos.
A Tomara! contribuiu com a definição de atribuições e o desenho de funcionamento para garantir a participação efetiva de todos. Nossa equipe moderou e acompanhou as reuniões, revisou e atualizou premissas institucionais e participou de todas as etapas de trabalho até a consolidação do documento escrito do Plano Museológico:
Diagnóstico: ocorreu entre fevereiro e junho de 2024 e contou com escuta de públicos internos e externos, análise documental.
Construção do Plano: realizada entre junho e julho de 2024, contemplou oficinas estratégias e intersetoriais, além da elaboração da estrutura e redação inicial do plano.
Sistematização e Redação do Plano: feita entre junho e agosto de 2024, entregou a escrita do plano, projeto gráfico e revisão e diagramação do documento.
Ficha técnica:
Ano: 2024
Status: concluído
O que realizamos: Planejamento e estruturação de iniciativas, Pesquisas e Estudos
Cliente:
Comments