top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa sobre o Prêmio Indústria Nacional para as Artes Plásticas

Projeto realizou pesquisa diagnóstica sobre uma das mais tradicionais premiações em artes plásticas do Brasil: o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça.

Com 15 anos de existência e 7 edições, o Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça já contemplou 30 artistas e três curadores, que são mentorados por um crítico ou curador de arte e recebem bolsa de trabalho para expor sua produção artística em mostras pelo país.


Neste projeto, analisamos as sete edições do Prêmio, com base nos editais, publicações, entre outros materiais. Também concebemos o modelo lógico da pesquisa e os instrumentos de coleta, para entrevistar e colher informações de atores relevantes para a reflexão sobre o Prêmio, como artistas, curadores, jurados e idealizadores. Para realizar essa pesquisa de abordagem tanto quanti quanto qualitativa, utilizamos algumas ferramentas:


*LimeSurvey: na etapa de coleta de dados via questionário on-line com os artistas.

*Google Data Studio: no monitoramento do status da coleta junto ao público e para organizar dados para análise.

*MaxQDA: na etapa de análise e interpretação dos dados qualitativos, para facilitar a organização, a busca e o acesso à base de dados brutos e qualitativos da pesquisa.


Ao final, apresentamos uma análise de todos os dados coletados identificando comportamento ao longo do tempo, oportunidades e desafios do prêmio.


O relatório completo com recomendações para que o prêmio continue impactando positivamente a cultura e a arte contemporânea brasileira está aqui. Acesse.

Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: finalizado

O que estamos realizando: Pesquisas e Estudos, Publicações e sistematização de projetos

Cliente:






bottom of page