top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa sobre Curadoria Compartilhada para o Museu do Ipiranga

Pesquisa que integra processo de requalificação do Museu mais antigo da cidade de São Paulo oferece novas perspectivas para as práticas de curadoria da instituição.


Após 9 anos fechado à visitação, o Museu do Ipiranga reabre seus portões ao público em 7 de setembro de 2022. Nesse período, as equipes seguiram trabalhando nas atividades internas e preparando o reposicionamento do Museu na sociedade, incluindo tanto a revitalização e uso do edifício quanto a revisão de práticas curatoriais e de possibilidades para a exposição do acervo especializado em história da cultura material da sociedade brasileira.


Nesse processo de requalificação do Museu, a Tomara! esteve à frente do projeto ligado à pesquisa de práticas de curadoria compartilhada, a fim de identificar as concepções e características dessa prática. Para isso, realizou entrevistas com a própria equipe do museu, além de uma ampla e dedicada pesquisa que olhou para a literatura especializada, coletou visões de profissionais da área e mapeou experiências de instituições nacionais e internacionais. Em resumo, quatro frentes de pesquisa foram desenvolvidas paralelamente nessa investigação:

  • pesquisa bibliográfica

  • pesquisa terminológica (levantamento de termos, definições, ideias e referências para expressar a ideia de curadoria compartilhada)

  • pesquisa de experiências de práticas de curadoria compartilhada

  • pesquisa para escuta da equipe do Museu do Ipiranga

Ao final, a Tomara! organizou os resultados dessa pesquisa em uma publicação exclusiva sobre Modos mais compartilhados de fazer curadoria - concepções e experiências práticas de curadoria compartilhada (2020). Com mais de 200 páginas, o relatório apresenta um compilado da pesquisa realizada, trazendo reflexões sobre noções e práticas de curadoria compartilhada, além de recomendações para que a equipe do Museu do Ipiranga possa avaliar suas possibilidades de realizar ações desse tipo.






Ficha técnica:

Ano: 2020

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Publicações e Sistematizações

Cliente:






Comments


bottom of page