top of page

Pesquisa Qualitativa Etnografia nas Escolas para Projeto Jovem de Futuro

  • Foto do escritor: Tomara! Educação e Cultura
    Tomara! Educação e Cultura
  • 29 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de mai. de 2023

Projeto junto ao Instituto Unibanco visou avaliar os resultados da pesquisa quali de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio de Goiás, Ceará, Piauí e Espírito Santo no triênio 2015-2017.


Lançado em 2007, o Programa Jovem de Futuro surgiu como guardião da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio público no Brasil. Através de uma gestão educacional ao desenvolvimento, o programa oferece às escolas e redes de ensino a metodologia Circuito de Gestão, com instrumentos que dão suporte a esse trabalho. As ações do programa estão estruturadas em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.


Neste projeto, apoiamos o processão de reflexão, junto com a equipe do Instituto Unibanco, sobre os resultados do desenvolvimento da pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio público que ocorreu entre 2015 e 2017 em 16 escolas nos estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e Piauí. Para isso, realizamos:

  • Análise de dados

  • Escrita de artigo

  • Condução de grupos de discussão sobre os resultados das duas fases pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica


Ao final do projeto, elaboramos e entregamos: artigo com os resultados globais da pesquisa, destacando a importância da promoção da equidade e da valorização da diversidade no interior das escolas públicas de Ensino Médio. Confira alguns destaques da publicação "Relatório de resultados - Etnografia nas escolas: tendências da gestão escolar em escolas da rede pública de Ensino Médio" (2018):






Ficha técnica:

Ano: 2018

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Planejamento e Estruturação de Iniciativas, Publicações e Sistematizações

Cliente:









Conheça também os projetos relacionados ao programa Jovem de Futuro:



Comments


bottom of page