Projeto junto ao Instituto Unibanco visou avaliar os resultados da pesquisa quali de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio de Goiás, Ceará, Piauí e Espírito Santo no triênio 2015-2017.
Lançado em 2007, o Programa Jovem de Futuro surgiu como guardião da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio público no Brasil. Através de uma gestão educacional ao desenvolvimento, o programa oferece às escolas e redes de ensino a metodologia Circuito de Gestão, com instrumentos que dão suporte a esse trabalho. As ações do programa estão estruturadas em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.
Neste projeto, apoiamos o processão de reflexão, junto com a equipe do Instituto Unibanco, sobre os resultados do desenvolvimento da pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio público que ocorreu entre 2015 e 2017 em 16 escolas nos estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e Piauí. Para isso, realizamos:
Análise de dados
Escrita de artigo
Condução de grupos de discussão sobre os resultados das duas fases pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica
Ao final do projeto, elaboramos e entregamos: artigo com os resultados globais da pesquisa, destacando a importância da promoção da equidade e da valorização da diversidade no interior das escolas públicas de Ensino Médio. Confira alguns destaques da publicação "Relatório de resultados - Etnografia nas escolas: tendências da gestão escolar em escolas da rede pública de Ensino Médio" (2018):
Ficha técnica:
Ano: 2018
Status: finalizado
O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Planejamento e Estruturação de Iniciativas, Publicações e Sistematizações
Cliente:
Conheça também os projetos relacionados ao programa Jovem de Futuro:
2022 | Avaliação da maturidade do Circuito de Gestão do programa Jovem de Futuro
2018-19 | Pesquisa sobre a implementação do circuito de gestão em Estados parceiros do Projeto Jovem de Futuro
2018 | Apoio à Pesquisa sobre a Implementação do Circuito de Gestão - Projeto Jovem de Futuro
2016 | Pesquisa sobre Metodologias entre Jovens e Agente Jovem
Comments