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  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa Qualitativa Etnografia nas Escolas para Projeto Jovem de Futuro

Projeto junto ao Instituto Unibanco visou avaliar os resultados da pesquisa quali de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio de Goiás, Ceará, Piauí e Espírito Santo no triênio 2015-2017.


Lançado em 2007, o Programa Jovem de Futuro surgiu como guardião da aprendizagem dos alunos do Ensino Médio público no Brasil. Através de uma gestão educacional ao desenvolvimento, o programa oferece às escolas e redes de ensino a metodologia Circuito de Gestão, com instrumentos que dão suporte a esse trabalho. As ações do programa estão estruturadas em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.


Neste projeto, apoiamos o processão de reflexão, junto com a equipe do Instituto Unibanco, sobre os resultados do desenvolvimento da pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica em escolas de Ensino Médio público que ocorreu entre 2015 e 2017 em 16 escolas nos estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e Piauí. Para isso, realizamos:

  • Análise de dados

  • Escrita de artigo

  • Condução de grupos de discussão sobre os resultados das duas fases pesquisa qualitativa, de inspiração etnográfica


Ao final do projeto, elaboramos e entregamos: artigo com os resultados globais da pesquisa, destacando a importância da promoção da equidade e da valorização da diversidade no interior das escolas públicas de Ensino Médio. Confira alguns destaques da publicação "Relatório de resultados - Etnografia nas escolas: tendências da gestão escolar em escolas da rede pública de Ensino Médio" (2018):






Ficha técnica:

Ano: 2018

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Planejamento e Estruturação de Iniciativas, Publicações e Sistematizações

Cliente:









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