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  • Tomara! Educação e Cultura

Indicador de Oportunidades de Desenvolvimento Integral

Projeto em andamento desde 2021 para Instituto Natura, Instituto Unibanco e Movimento pela Base visa elaborar um indicador que possa mensurar a oferta de oportunidades para o desenvolvimento integral de jovens que estão no Ensino Médio.


Participamos do desenvolvimento do Indicador de Oportunidades de Desenvolvimento Integral dos Jovens do Ensino Médio (IODIJ), que busca conhecer a visão dos estudantes sobre como o Ensino Médio tem contribuído com o seu desenvolvimento integral. Elaborado por nós, da T!, em parceria com o Instituto Unibanco, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Reúna, Movimento pela Base e Itaú Educação e Trabalho, esse indicador foi desenvolvido em 2021, e este ano teremos a sua primeira medição.

"Este indicador vem sendo desenvolvido em um importante momento para a educação brasileira com a implementação do Novo Ensino Médio, quando há vários impasses e desafios a serem superados. Ele tem um grande potencial de ser uma ferramenta de monitoramento da implementação desta nova política educacional a partir das perspectivas dos estudantes, ou seja, o indicador coloca o jovem como protagonista deste processo.” explica a colaboradora Marilia Jahnel da Rede T!, que integra a equipe do projeto.


"A proposta é entender se, pela percepção dos estudantes, as oportunidades de desenvolvimento existem, em que medida e como elas estão sendo oferecidas, e se elas fazem sentido para os jovens de diferentes realidades", complementa Michelle Ferreira Brito, também integrante da Rede T! e da equipe do projeto.


"A metodologia que desenvolvemos permite que o indicador seja replicado ao longo do tempo, de modo a compor uma série histórica. Assim, será possível, acompanhar a visão dos jovens sobre se as oportunidades de desenvolvimento integral estão acontecendo, na medida em que a política for sendo implementada", explica Camila Iwasaki, sócia da T!.

Para o desenvolvimento do indicador, foram realizadas revisão de literatura sobre desenvolvimento integral, entrevistas com especialistas e líderes das organizações envolvidas, elaboração de matriz de referência com os construtos teóricos e rubricas para o indicador e metodologia do indicador, elaboração de questionário para ser aplicado junto aos jovens, coleta de dados e cálculo do indicador.


A Frente Nacional de Ensino Médio do Consed passou a liderar essa iniciativa na etapa de coleta de respostas de estudantes das redes públicas de Ensino Médio de 23 estados brasileiros em 2022. O questionário online aborda alguns aspectos relacionados ao processo pedagógico e ao ambiente escolar, distribuídos em seis dimensões do desenvolvimento integral: físico/corporal, socioemocional, intelectual, cidadã/valores, simbólica/cultural e projeto de vida.


Os resultados dessa coleta serão utilizados para calcular o indicador e está prevista a divulgação da média nacional obtida nessa primeira medição. Serão elaboradas também devolutivas individuais dos resultados de cada estado participante, com vistas a contribuir para o aprimoramento da política, considerando a visão dos jovens sobre o seu processo de desenvolvimento integral.


Ficha técnica:

Ano: 2021

Status: em andamento

O que realizamos: Monitoramento e avaliação, Pesquisas e Estudos, Planejamento e estruturação de iniciativas

Clientes:






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