Projeto buscou compreender papéis, rotinas, avanços e desafios da função de coordenação pedagógica.
"O papel e a identidade do coordenador pedagógico ainda se encontram em construção no Brasil. Essa é uma das principais conclusões da “Pesquisa sobre a função de coordenação pedagógica nas escolas públicas de Ensino Médio”, realizada em 2016 pelo Instituto Unibanco e Tomara! Educação e Cultura. O estudo consistiu em levantamento bibliográfico e da legislação sobre esse profissional e na realização de rodas de conversa com coordenadores e entrevistas em profundidade com esses profissionais e técnicos das Secretarias de Educação de quatro estados: Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí". (Fonte: IU, 2016)
A metodologia da pesquisa incluiu análise documental com revisão bibliográfica sobre o tema, levantamentos documentais e legislativos e pesquisa de campo, de caráter qualitativo (rodas de conversa e entrevistas).
Ao final, a Tomara! produziu os seguintes materiais: matriz avaliativa, instrumentos de coleta de dados, relatório pormenorizado com análise dos dados coletados e descrição do processo avaliativo, apresentação sintética de resultados, banco de dados web com material legislativo dos 26 estados e Distrito Federal, mapas sobre a situação do coordenador pedagógico nos 26 estados e Distrito Federal, resumos da bibliografia consultada (banco de dados).
Ficha técnica:
Ano: 2016
Status: finalizado
O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Monitoramento e Avaliação
Cliente:
Yorumlar