top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Curso de Metodologia de Pesquisa Qualitativa aplicada para Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP

Minicurso oferecido pelas fundadoras da Tomara! em 2018 apresentou um panorama sobre caminhos e perspectivas para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas aplicadas e uso estratégico dessas metodologias para produção de conhecimento


Realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, o curso "Metodologia de pesquisa qualitativa aplicada: caminhos e perspectivas" foi oferecido em 5 aulas entre fevereiro e março de 2018, com carga horária total de 15 horas, por Ana Luiza Mendes Borges, Camila Iwasaki, Clara Azevedo e Júlia Picchioni, da Tomara! Educação e Cultura.


O objetivo do curso foi apresentar o uso de metodologias qualitativas como importante estratégia de produção de conhecimento, uma vez que permite ir além da generalidade dos números, possibilitando o levantamento e análise de contradições, valores, condutas, motivações e tensões inerentes ao objeto estudado. Os seguintes temas fizeram parte do conteúdo programático do curso:


  • Premissas teóricas do trabalho de pesquisa qualitativa aplicada, pontuando a inexistência de um método ideal e a importância de se definir o método que mais serve às finalidades da pesquisa.

  • Formação e preparação da equipe, engajamento dos interlocutores, transparência nas informações, elaboração de perguntas orientadoras, construção do plano de trabalho, etc.

  • Técnicas e métodos de pesquisa qualitativa: grupo focal, roda de conversa, entrevista, etc.

  • Caminhos para a análise e divulgação de dados: percalços e necessidades de replanejamento e apresentação do software MAXQDA, ferramenta de organização e análise de dados qualitativos.


Ficha técnica:

Ano: 2018

Status: finalizado

O que realizamos: Cursos e Oficinas

Cliente:







Comments


bottom of page