top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Coleta de dados para Avaliação do "BNDES - Educação Conectada"

Projeto coletou dados qualificados para avaliação de impacto da iniciativa "BNDES - Educação Conectada - Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação", conduzida pela Profa. Tassia Cruz (FGV) e equipe do BNDES.

Lançado pelo MEC em 2017, o Programa de Inovação Educação Conectada visou ampliar o acesso à internet em alta velocidade e fomentar uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Em 2019, a Fundação Lemann em parceria com o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da EBAP/FGV e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciaram o projeto de coleta de dados para a avaliação da iniciativa.


A Tomara! foi responsável por coletar dados qualificados junto aos participantes (estudantes, professores e diretores de escolas públicas de Ensino Fundamental com foco no 5º ano) para avaliação de impacto conduzida pela profa. Tassia Cruz da FGV e pela equipe de avaliação do BNDES. Para isso, selecionou e formou equipe de pesquisa; aplicou e coletou dados para a avaliação de impacto, que incluiu: observações de aula, aplicando a metodologia do TEACH+ em 200 escolas (334 turmas) em sete municípios do país de quatro estados do país (Campina Grande e Sousa, na Paraíba; Cachoeira do Sul e Santa Maria, Rio Grande do Sul; Lagarto, em Sergipe; Araguaína e Gurupi, no Tocantins). Além disso, ofereceu suporte à distância para equipe de coleta e escolas e consolidou as informações em banco de dados.


Ao final do projeto, a Tomara! realizou as seguintes entregas:

  • Instrumentos de coleta diagramados e impressos

  • Plano de coleta de dados

  • Materiais de apoio para formação da equipe

  • Nota metodológica com detalhamento do sistema e metodologia de imputação de dados

  • Dados da aplicação realizada junto às escolas e seus diferentes públicos em sistema de dados e dicionário


Ficha técnica:

Ano: 2019

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Monitoramento e avaliação, Planejamento e estruturação de iniciativas

Cliente:





Comments


bottom of page