top of page
PUBLICAÇÕES
Acesse aqui publicações de autoria das sócias, produzidas ao longo dos anos de carreira profissional nas áreas de educação e cultura, e institucionais, relativas aos projetos desenvolvidos desde a fundação da empresa.
Publicações Tomara
• PESQUISA EM PROFUNDIDADE SOBRE O PROGRAMA APRENDENDO A LIDAR COM DINHEIRO EM GOIÁS (2021)
O objetivo da pesquisa realizada pela Tomara! foi profundar, de maneira qualitativa, aspectos relacionados aos resultados e efeitos esperados do Programa Aprender a Lidar com Dinheiro em Goiás (Instituto BEI)
baixar relatório
• SISTEMATIZAÇÃO DO PRÊMIO RESPOSTAS PARA O AMANHÃ (2019)
A Tomara! desenvolveu a pesquisa e sistematização do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
baixar PDF
• CADERNO DIGITAL DO PROJETO CONEXÕES CULTURAIS (2018)
A Tomara! elaborou a publicação sobre educação em museus contendo, além de reflexões sobre visitas educativas e mediação em museus, uma sistematização do Projeto Conexões Culturais: museu, comunidade e escola.
baixar PDF
• LAZER COMUNITÁRIO: FAMILIAS EM COMUNIDADE E REDE - Vocação; organizado por Milton Alves Santos – São Paulo: Ação Comunitária do Brasil (Vocação), 2017. 132 p
baixar PDF
• O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE: fortalecendo o SUAS nos territórios. / Vocação; organizado por Milton Alves Santos – São Paulo: Ação Comunitária do Brasil (Vocação), 2017
baixar PDF Parte 1 Concepções
baixar PDF Parte 2 Vivências
• CAMINHOS PARA O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - A experiência do Cenpec e da Fundação Itaú Social com o Programa de Educação Integral do município de Vitória/ES (2017)
A Tomara! foi responsável pela pesquisa e redação da sistematização do Programa de Educação Integral do município de Vitória/ES, iniciativa da Fundação Itaú Social e do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
baixar PDF
• PESQUISA DIAGNÓSTICA NO TERRITÓRIO DE ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO CARGILL (2017)
A Tomara! Educação e Cultura realizou pesquisa diagnóstica nos 23 territórios de atuação da Fundação Cargill e produziu relatórios por municípios. Aqui, destacamos o município de Uberlândia (MG).
baixar PDF
• LIVRO SOBRE OS 10 ANOS DA FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL (2016)
Em 2016, a Fundação Tide Setubal completa 10 anos de existência. Para celebrar essa data, a Tomara! organizou e redigiu uma publicação que conta a experiência da Fundação nesta última década.
baixar PDF
• PESQUISA SOBRE A FUNÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA (2016)
A Tomara! desenvolveu pesquisa documental, bibliográfica e diagnóstica sobre a função de coordenação pedagógica no Ensino Médio público brasileiro, com destaque para os estados parceiros do IU no Projeto Jovem de Futuro (Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí). Aqui, destacamos o boletim Aprendizagem em Foco (N. 21, novembro de 2016), de autoria do Instituto Unibanco, intitulado “Papel do coordenador pedagógico ainda está em construção”, que debate os resultados da pesquisa confrontados com outras pesquisas e dados sobre os coordenadores pedagógicos no Brasil.
baixar PDF
• MATERIAL EDUCATIVO E PESQUISA PARA A EXPOSIÇÃO ITINERANTE DO MUSEU DO FUTEBOL (2015)
A Tomara! desenvolveu dois materiais educativos para a exposição itinerante do Museu do Futebol, que passou por diversas cidades, entre elas Piracicaba, Taubaté e Santos. Foram elaborados um caderno para alunos e outro para professores, que visam complementar/aprofundar aspectos da exposição, articulando conteúdos expositivos e atividades para o público escolar.
baixar PDF - Material Professor
baixar PDF - Material Aluno
• SISTEMATIZAÇÃO DO PROGRAMA AÇÃO FAMÍLIA SÃO MIGUEL – FUNDAÇÃO TIDE SETUBAL (2015)
Tomara! desenvolveu a sistematização do Programa Ação Família São Miguel da Fundação Tide Setubal, que possui uma história de mais de 9 anos. O Programa é uma iniciativa de trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade social e seu foco principal está na condução de reuniões socioeducativas que buscam fortalecer e empoderar as famílias participantes.
baixar PDF - Livro
baixar PDF - Guia
• EXPOSIÇÃO FUTEBOL NA PONTA DA LÍNGUA - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA (2014)
Em 2014, ano da Copa do Mundo da FIFA no Brasil, o Museu da Língua Portuguesa – instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – apresentou a exposição “Futebol na Ponta da Língua”, entre 10 de junho e 10 de setembro de 2014. A exposição contou com a coordenação geral, curadoria e produção da Tomara!, e foi montada com uma grande instalação, na qual os visitantes puderam entrar, rodear, tocar e mergulhar na história do futebol e do idioma brasileiros de uma só vez. Com uma proposta de experiência coletiva, característica do futebol, a exposição foi formatada de modo a oferecer uma visita lúdica e divertida, em que o visitante foi convidado a jogar e a perceber o quanto nossa cultura é influenciada por esse universo futebolístico. A exposição contou com projeto cenográfico do Ateliê Marko Brajovic.
baixar PDF
• MATERIAL EDUCATIVO DA EXPOSIÇÃO MILLÔR FERNANDES, 90 ANOS DE NÓS MESMOS - FLIP (2014)
A Tomara! coordenou o desenvolvimento do Material Educativo da Exposição Millôr Fernandes, 90 anos de nós mesmos, feito em parceria com o educativo do Museu da Língua Portuguesa. A exposição foi realizada na Casa de Cultura de Paraty durante a 12a edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, ocorrida entre julho e agosto de 2014.
baixar PDF
• AVALIAÇÃO DO PROGRAMA ACADEMIA DE GESTORES – INSTITUTO ALANA (2013 – 2014)
Em 2013 e 2014, a Tomara! desenvolveu a avaliação diagnóstica e de resultados do Programa Academia de Gestores – Desenvolvimento de Liderança na Educação, iniciativa do Instituto Alana com apoio da Diretoria de Ensino da Região Centro-Oeste e do Banco Itaú. Com a comparação entre as situações de coleta dos dados, foi possível conhecer com mais detalhes a influência das ações vivenciadas no Academia de Gestores para a prática de gestão dos diretores envolvidos e identificar possibilidades de aperfeiçoamento desse projeto.
baixar PDF
• MATERIAL EDUCATIVO DA EXPOSIÇÃO GRACILIANO RAMOS: A ÉTICA DA ESCRITA - FLIP (2013)
A Tomara! desenvolveu o Material Educativo da Exposição Graciliano Ramos: a ética da escrita, realizada na Casa de Cultura de Paraty durante a 11o edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty, ocorrida em julho de 2013.
baixar PDF
Publicações Sócias
ok• ROBERTO, Alex; FORESTIERI, Alexandra; IWASAKI, Camila. Ler e escrever, direito do estudante, dever de todos: um case de alfabetização. Elos Educacional, São Paulo, 2019.
Acessar Link
ok• LIMA, A.; PAVAMELLI, P.; IWASAKI, C.; AGUIAR, M. Audiência do Ensino Médio – A dedicação aos estudos dentro e fora da escola. V CONGRESSO LATINO AMERICANO DE OPINIÃO PÚBLICA DA WAPOR - WORLD ASSOCIATION OF PUBLIC OPINION RESEARCH, BOGOTÁ, COLOMBIA, 2012.
Acessar Link
ok• IWASAKI, Camila. O desafio do abandono escolar no Ensino Médio: análise das práticas de gestão do projeto Jovem de Futuro em três escolas paulistas IN: Casos de gestão: políticas e situações do cotidiano educacional brasileiro / Orgs: Manuel Palácios da Cunha e Melo, [et al.] - Juiz de Fora, MG : FADEPE, 2013. Volume I – Série: Casos de Gestão Educacional 274 p.
Acessar Link
ok• AZEVEDO, Clara de Assunção; & OLIVEIRA, Felipe Gabriel. (2018). Para além do Anhembi: as escolas de samba de São Paulo e outras práticas de sociabilidade. Ponto Urbe, 2018.
Acessar Link
ok• AZEVEDO, Clara de Assunção; ALFONSI, Daniela do Amaral. Within the dialog between anthropology and museums: the Reference Center for Brazilian Football. Vibrant, Virtual Braz. Anthr., Brasília, v. 10, n. 1, p. 552-575, June 2013.
Acessar Link
ok• BRITO, Ariana; PORTELA, Carolina; MENDES, Roberta; IWASAKI, Camila; BOBADILHA, Kassia. Proposta para um Ensino Médio compatível com o século 21”. In: Educação em Debate, Por um salto de qualidade na Educação Básica. Todos pela Educação, São Paulo: 2013.
Acessar Link
ok• AZEVEDO, Clara de Assunção. Musealizing football: the Brazilian Football Reference Center. in: Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 10, n. 1. January to June 2013. Brasília,
Acessar Link
ok• IWASAKI, Camila. O desafio do abandono escolar no ensino médio: análise das práticas de gestão do Projeto Jovem de Futuro em três escolas paulistas. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública, 2013. 149 p.
Acessar Link
ok• BORGES, Ana Luiza Mendes; JUNIOR, José Hamilton Maruxo e NUDELMAN, Sônia Maria de Oliveira. Relato de prática: Projeto Criança - Uma experiência formativa. Cadernos Cenpec, v. 2, n. 3 (2007), Avaliação em Educação, São Paulo, 2007.
Acessar Link
ok• AZEVEDO, Clara de Assunção. Fantasias negociadas. Políticas do carnaval paulistano na virada do século XX. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011
Acessar Link
ok• MAGNANI, José Guilherme Cantor & SOUZA, Bruna Mantese de (orgs.) Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo, Terceiro Nome, 2007. 279 pp.
Acessar Link
• IWASAKI, Camila. A atuação de parcerias público-privadas para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais para jovens no Brasil, 2009.
Acessar Link
ok• BORGES, Ana Luiza Mendes; SANTOS, Fernanda Andrade dos e VIEIRA, Adriano. Conselhos escolares: vários caminhos, o mesmo desafio. Cadernos Cenpec, v. 4, n. 6 (2009), Escola, Família e Comunidade., São Paulo, 2009.
Acessar Link
ok• PREFEITURA DE GUARULHOS SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA Referenciais da Proteção Integral (2009 A 2012), Kairós Desenvolvimento Social.
Acessar Link
• CAMARGO, Rafael Xavier de; GALEANO, Paula Giuliano; IWASAKI, Camila; LIPPI, Mariana Ferreti & TEIXEIRA, Hélio Janny. Acompanhamento do processo de planejamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) do município de São Paulo através de metodologias de gerenciamento de projetos, visando ganho de efetividade na implantação do SUAS. SMADS, São Paulo, 2008.
Acessar Link
bottom of page