top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Revisão e atualização do Plano Museológico da Pinacoteca

Projeto de revisão e atualização do Plano Museológico da Pinacoteca do Estado de São Paulo identificou potencialidades do museu, agora com três unidades e um dos maiores da América Latina.

Para elaborar um Plano Museológico completo (2023-2028), analisamos o lado de dentro e de fora dos muros do museu, bem como as relações entre eles. Um dos objetivos era conseguir reconhecer o leque de oportunidades e potencialidades do museu, agora com três unidades e um dos maiores da América Latina, e fortalecer sua capacidade de inserção pública e de diálogo com a sociedade.


A Pinacoteca de São Paulo fica localizada no centro da cidade e conta hoje com 3 edifícios: Pinacoteca Luz, Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Contemporânea . Além de reunir um acervo de obras brasileiras do século 19 até 21, o museu recebe exposições temporárias de outros países e contempla projetos públicos de múltiplas áreas.

O Plano Museológico da Pinacoteca é um instrumento estratégico para todas as atividades do museu, viabiliza o reconhecimento das potencialidades da instituição e fortalece sua capacidade de diálogo e inserção pública. É como um "plano diretor" desse território cultural, em consonância com a Política Nacional de Museus e as diretrizes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


Nesse sentido, partimos da definição de princípios orientadores para as etapas deste projeto, são eles: participação (privilegiando colaboração, diálogo e multidisciplinariedade), deslocamentos do olhar (para descontruir e reconstruir visões e posicionamentos sobre as formas de atuação dos museus), negociação de sentido (para aproximar repertórios diferentes, reconhecer alteridades e construir consensos, que também incluem divergências de pontos de vista).

A fase de implantação foi realizada de movo colaborativo e participativo. Reunimos uma equipe multidisciplinar que aportou sua expertise em museologia, arquitetura, curadoria, educação, antropologia, sociologia, entre outras, para elaborar o novo Plano Museológico.


Produzimos uma publicação do plano completo, que conta com uma síntese do diagnóstico realizado; com a missão, a visão e os valores revistos, imaginando a Pinacoteca que queremos encontrar daqui a dez anos; os principais desafios do próximo ciclo por programa os objetivos estratégicos do ciclo, entre outros. Com quase 150 páginas, o documento conta com textos e imagens acessíveis para apps leitores, ampliando a comunicabilidade da publicação para público cego ou com baixa visão. Também criamos uma "versão de bolso" do Plano, com os principais destaques, de forma resumida e direto ao ponto.


Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: finalizado

O que realizamos: Planejamento e estruturação de iniciativas, Pesquisas e Estudos, Organização de acervos e exposições, Plano Museológico

Cliente:






bottom of page