Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Revisão e atualização do Plano Museológico da Pinacoteca

Projeto em andamento de revisão e atualização do Plano Museológico da Pinacoteca do Estado de São Paulo vai identificar potencialidades, traçar diretrizes estratégicas e construir uma ferramenta de gestão transversal para o museu de arte mais antigo da capital paulista.

Para elaborar um Plano Museológico completo, analisamos o lado de dentro e de fora dos muros do museu, bem como as relações entre eles. A Pinacoteca de São Paulo fica localizada no centro da cidade e conta hoje com 3 edifícios: Pinacoteca Luz, Pinacoteca Estação e a Pinacoteca Contemporânea (em construção). Além de reunir um acervo de obras brasileiras do século 19 até 21, o museu recebe exposições temporárias de outros países e contempla projetos públicos de múltiplas áreas.

O Plano Museológico da Pinacoteca é um instrumento estratégico para todas as atividades do museu, viabiliza o reconhecimento das potencialidades da instituição e fortalece sua capacidade de diálogo e inserção pública. É como um "plano diretor" desse território cultural, em consonância com a Política Nacional de Museus e as diretrizes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.


Nesse sentido, partimos da definição de princípios orientadores para as etapas deste projeto, são eles: participação (privilegiando colaboração, diálogo e multidisciplinariedade), deslocamentos do olhar (para descontruir e reconstruir visões e posicionamentos sobre as formas de atuação dos museus), negociação de sentido (para aproximar repertórios diferentes, reconhecer alteridades e construir consensos, que também incluem divergências de pontos de vista).

Reunimos uma equipe multidisciplinar que aportará sua expertise em museologia, arquitetura, curadoria, educação, antropologia, sociologia, entre outras, para elaborar o novo Plano Museológico.


Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: em andamento

O que estamos realizando: Planejamento e estruturação de iniciativas, Pesquisas e Estudos, Organização de acervos e exposições, Plano Museológico

Cliente:






#cultura #museus #pesquisa #curadoria #planejamento #planomuseológico