top of page
Buscar

Pesquisa quali sobre a plataforma de streaming do Itaú Cultural com professores de escolas públicas brasileiras

Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa de abordagem qualitativa avalia como a plataforma IC Play pode apoiar a prática docente nas escolas públicas brasileiras.


A plataforma Itaú Cultural Play, streaming para público geral dedicada ao cinema brasileiro, vem sendo avaliada para atender a professores das redes públicas de ensino, a fim de que possam utilizar seus conteúdos em sala de aula. 

Para se aproximar mais dos professores e produzir conteúdos que sejam relevantes para a sua prática docente cotidiana, o Itaú Cultural procurou a Tomara! para avaliar os temas mais relevantes para esse público específico, usos dos recursos audiovisuais nas escolas e a qualidade da curadoria da IC Play.

Nesse sentido, a Tomara! está conduzindo uma pesquisa para captar a percepção e as necessidades dos professores em relação à plataforma, utilizando uma abordagem qualitativa baseada em grupos focais.


A pesquisa foi conduzida em cinco etapas principais:

  1. Análise documental: Uma imersão inicial no universo da IC Play, com revisão de materiais e funcionalidades da plataforma.

  2. Reunião de largada: Alinhamento inicial com os envolvidos para definição do escopo e objetivos específicos do trabalho.

  3. Elaboração da Matriz Sintética da Pesquisa: Criação de um documento que norteou todas as etapas do processo investigativo.

  4. Desenho e desenvolvimento da pesquisa: Estruturação das atividades de coleta, com realização de grupos focais para sistematização e consolidação dos dados.

  5. Reunião final: Compartilhamento e discussão dos resultados obtidos, promovendo reflexões e encaminhamentos para a IC Play.


Ao final, pretende-se entregar ao Itaú Cultural:

  1. Plano de Trabalho: Documento com cronograma detalhado das atividades (formato Excel).

  2. Matriz Sintética da Pesquisa: Documento central que estruturou a investigação (formato Excel).

  3. Roteiros dos grupos focais: Guias utilizados nas sessões de discussão com os professores.

  4. Relatório sintético dos grupos focais: Consolidação das percepções dos professores, com insights e recomendações para a IC Play.


A pesquisa visa gerar insights que orientarão a IC Play no aprimoramento de sua curadoria, alinhando-a às necessidades e expectativas dos professores da rede pública.


Ficha técnica:

Ano: 2024

Status: em andamento

O que realizamos: Pesquisas e Estudos

Cliente:






コメント


bottom of page