top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa com agentes de cultura e divulgação científica em Brasília para recepção do SESI LAB

Pesquisa representou a primeira interação prospectiva e ação de relacionamento do novo equipamento cultural do SESI e Senai com o cenário cultural e científico de Brasília.


O SESI LAB foi planejado para ser um centro de arte, ciência e tecnologia com programação multidisciplinar abrangendo artes visuais, educação, ciências e novas tecnologias em Brasília (DF). Implantado em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, no centro da cidade, por onde circulam aproximadamente 600 mil pessoas, a concepção do SESI LAB levantou perguntas específicas, como: Como a cidade enxerga ou recebe uma iniciativa com essa ambição? Existe demanda e abertura para um espaço assim? De

que maneiras as instituições já enraizadas no território podem e querem se envolver ou colaborar? Como atores importantes desse campo percebem e podem aportar com a iniciativa?


Para levantar outras perguntas e respostas qualificadas para esta empreitada e elaborar o Plano Museológico do SESI LAB, fomos convocadas para elaborar uma pesquisa qualitativa com gestores culturais de Brasília. Esta envolveu entrevistas com 20 lideranças selecionadas pelo SESI, contando com gestores de espaços e formadores de opinião nos campos cultural e científico.


Nossa intenção foi apresentar aspectos do cenário da cidade e a recepção do SESI Lab a partir da vivência e conhecimento desses agentes de referência. Para isso, criamos uma matriz de referência da pesquisa, realizamos as entrevistas em profundidade, a tabulação e análise dos resultados ressaltando:


  • Aspectos centrais do atual ecossistema cultural e de difusão das ciências de Brasília e DF, incluindo atores e iniciativas de referência no cenário.

  • Conexões e oportunidades de colaboração, parceria e atuação conjunta a serem exploradas pelo SESI Lab com os agentes, grupos e instituições locais dos segmentos de cultura, ciências, educação e tecnologia.

  • Tendências e pautas de interesse nos campos cultural e científico que possuem sinergia com a proposta do SESI Lab, considerando a transformação digital e o contexto da pandemia de COVID-19.

  • Percepções sobre o papel do SESI e levantamento de expectativas e recomendações úteis para o processo de implantação do SESI Lab no território de Brasília.

Nesta publicação, apresentamos o percurso metodológico, cenário da pesquisa, participantes, redes e colaborações formais e informais, além de tendências temáticas, desafios e recomendações para a chegada do SESI Lab em Brasília.






Ficha técnica:

Ano: 2021

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Publicações e Sistematizações

Cliente:





bottom of page