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Pesquisa Diagnóstica e de Resultados sobre as Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) na Rede Municipal de Ensino de São Paulo

Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa avalia a implementação e os resultados das Comissões de Mediação de Conflitos, identificando percepções e oportunidades de aprimoramento.


O projeto Respeitar é Preciso!, criado pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), vem disseminando, desde 2016, a cultura de educação em direitos humanos nas escolas públicas. A iniciativa valoriza o respeito mútuo, a gestão democrática e a diversidade, rejeitando qualquer forma de violência no ambiente escolar. Para fortalecer as Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) em suas atribuições, o projeto oferece ações formativas fundamentadas nas Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos (EDH), estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2012.


Com o intuito de avaliar a implementação das CMCs e sua percepção por diferentes atores da comunidade escolar, a Tomara! conduziu uma pesquisa em duas fases: diagnóstica e de resultados. O trabalho inclui a revisão e aprimoramento do Quadro Lógico da Investigação, produção de um Plano de Coleta de Dados e instrumentos de coleta, execução da coleta de dados e consolidação em relatórios analíticos.


Os seguintes produtos estão previstos como entrega:

  1. Plano de Trabalho: Cronograma detalhado (formato Excel/PDF).

  2. Quadro Lógico da Investigação: Documento atualizado (formato Excel/PDF).

  3. Plano de Coleta de Dados: Guia abrangente para execução da pesquisa (formato Word/PDF).

  4. Plano de Coleta de Dados revisado pós-pré-teste: Ajustes com base em validações iniciais (formato Word/PDF).

  5. Instrumentos de coleta: Até 8 ferramentas criadas para aplicação de questionários e entrevistas (formato Word ou similar).

  6. Instrumentos de coleta revisados: Versões ajustadas pós-pré-teste (formato Word ou similar).

  7. Painel visual de acompanhamento: Ferramenta em Google Planilhas ou similar para monitoramento da coleta de dados.

  8. Painel visual revisado: Atualizações realizadas após o pré-teste (Google Planilhas ou similar).

  9. Relatório analítico – Fase Diagnóstica: Análise consolidada da fase inicial (formato Word/PDF).

  10. Apresentação sintética dos dados – Fase Diagnóstica: Resultados resumidos (formato PPT ou similar).

  11. Relatório analítico – Fase de Resultados: Avaliação completa da implementação (formato Word/PDF).

  12. Apresentação sintética dos dados – Fase de Resultados: Destaques e recomendações (formato PPT ou similar).

Os dados e análises permitirão não apenas avaliar os impactos das CMCs, mas também propor melhorias que fortaleçam a cultura de educação em direitos humanos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.


Ficha técnica:

Ano: 2024

Status: em andamento

O que realizamos: Monitoramento e avaliação, Pesquisas e Estudos, Educação e Formação

Cliente:






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