Pesquisa avalia a implementação e os resultados das Comissões de Mediação de Conflitos, identificando percepções e oportunidades de aprimoramento.
O projeto Respeitar é Preciso!, criado pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP), vem disseminando, desde 2016, a cultura de educação em direitos humanos nas escolas públicas. A iniciativa valoriza o respeito mútuo, a gestão democrática e a diversidade, rejeitando qualquer forma de violência no ambiente escolar. Para fortalecer as Comissões de Mediação de Conflitos (CMCs) em suas atribuições, o projeto oferece ações formativas fundamentadas nas Diretrizes para a Educação em Direitos Humanos (EDH), estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação em 2012.
Com o intuito de avaliar a implementação das CMCs e sua percepção por diferentes atores da comunidade escolar, a Tomara! conduziu uma pesquisa em duas fases: diagnóstica e de resultados. O trabalho inclui a revisão e aprimoramento do Quadro Lógico da Investigação, produção de um Plano de Coleta de Dados e instrumentos de coleta, execução da coleta de dados e consolidação em relatórios analíticos.
Os seguintes produtos estão previstos como entrega:
Plano de Trabalho: Cronograma detalhado (formato Excel/PDF).
Quadro Lógico da Investigação: Documento atualizado (formato Excel/PDF).
Plano de Coleta de Dados: Guia abrangente para execução da pesquisa (formato Word/PDF).
Plano de Coleta de Dados revisado pós-pré-teste: Ajustes com base em validações iniciais (formato Word/PDF).
Instrumentos de coleta: Até 8 ferramentas criadas para aplicação de questionários e entrevistas (formato Word ou similar).
Instrumentos de coleta revisados: Versões ajustadas pós-pré-teste (formato Word ou similar).
Painel visual de acompanhamento: Ferramenta em Google Planilhas ou similar para monitoramento da coleta de dados.
Painel visual revisado: Atualizações realizadas após o pré-teste (Google Planilhas ou similar).
Relatório analítico – Fase Diagnóstica: Análise consolidada da fase inicial (formato Word/PDF).
Apresentação sintética dos dados – Fase Diagnóstica: Resultados resumidos (formato PPT ou similar).
Relatório analítico – Fase de Resultados: Avaliação completa da implementação (formato Word/PDF).
Apresentação sintética dos dados – Fase de Resultados: Destaques e recomendações (formato PPT ou similar).
Os dados e análises permitirão não apenas avaliar os impactos das CMCs, mas também propor melhorias que fortaleçam a cultura de educação em direitos humanos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.
Ficha técnica:
Ano: 2024
Status: em andamento
O que realizamos: Monitoramento e avaliação, Pesquisas e Estudos, Educação e Formação
Cliente:
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