top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Pesquisa Diagnóstica da Rede de Museus-Casas Literários de SP

Projeto visou à pesquisa sobre múltiplos olhares sobre características dos museus, comportamentos dos públicos, tipos de uso e relação das pessoas com a Casa das Rosas, a Casa Mário de Andrade e a Casa Guilherme de Almeida, todas na capital paulista.


A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo é conhecida por receber visitantes gratuitamente e ter uma programação cultural ativa, com oficinas, exposições, saraus, entre outras: a Casa das Rosas, localizada em um casarão da década de 30 na Avenida Paulista, guarda o acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos; a Casa Mário de Andrade, que está fechada temporariamente para reforma, fica na antiga residência do escritor modernista no bairro da Barra Funda; e a Casa Guilherme de Almeida reúne móveis e objetos pessoais do poeta e jornalista na charmosa casa amarela dos anos 40 no bairro de Perdizes, onde acontecem cursos, oficinas e laboratórios de tradução literária e crítica de cinema, entre outros.


O projeto da pesquisa diagnóstica da Rede Museus-Casas Literários visou mapear e organizar percepções externas e opiniões, interesses, motivações, preferências, expectativas e visões de diferentes públicos sobre aspectos e temas sobre o futuro desses espaços culturais.


A Tomara! foi responsável por produzir a pesquisa sobre os diferentes olhares em relação às características dos museus, comportamentos dos públicos, tipos de uso e relação com os equipamentos, desafios no contato com os públicos, eventuais cuidados e delicadezas. Foram realizadas as seguintes atividades:

  • Matriz Sintética da Pesquisa

  • Instrumentos de coleta de dados

  • Relatório diagnóstico

  • Apresentação sintética


Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e estudos

Cliente:







Comments


bottom of page