Pesquisa de abordagem qualitativa avalia a experiência dos professores de escolas públicas no Espaço do Professor, plataforma online da Enciclopédia Itaú Cultural.
O Itaú Cultural possui e mantém, desde 2001, a plataforma Enciclopédia Itaú Cultural, considerada uma referência virtual para informações sobre artes visuais, literatura, teatro, cinema, dança e música no Brasil. Dentro desse universo, o Espaço do Professor é um dos principais recursos, oferecendo sequências didáticas baseadas nos conteúdos da Enciclopédia para apoiar professores em seu trabalho cotidiano.
Com a intenção de aprimorar a plataforma e suas funcionalidades, o Itaú Cultural buscou realizar uma pesquisa qualitativa com professores de escolas públicas brasileiras. Para isso, a Tomara! mapeou como os professores interagem com o Espaço do Professor, identificando preferências de navegação, dificuldades encontradas e lacunas percebidas, além de explorar ideias para novos recursos e melhorias.
A pesquisa foi estruturada em cinco etapas principais:
Análise documental: Imersão inicial na Enciclopédia Itaú Cultural, incluindo as propostas preliminares de reformulação do Espaço do Professor.
Reunião de largada: Alinhamento inicial com os envolvidos para definição do escopo e objetivos específicos do trabalho.
Elaboração da Matriz Sintética da Pesquisa: Documento orientador para as atividades de coleta e análise.
Desenho e desenvolvimento da pesquisa: Realização de grupos focais e rodas de conversa com professores para coleta de dados, seguidas pela sistematização e consolidação das informações obtidas.
Reunião final: Compartilhamento e discussão dos resultados, promovendo encaminhamentos para a reformulação da plataforma.
Ao final, a Tomara! realizou as seguintes entregas:
Plano de Trabalho: Cronograma detalhado das atividades
Matriz Sintética da Pesquisa: Documento estruturado que guiou as etapas da investigação
Ementas dos encontros: Roteiros detalhados para grupos focais e rodas de conversa
Apresentação sintética dos resultados – Encontro 1: Consolidação inicial dos insights coletados
Apresentação sintética dos resultados – Encontro 2: Análise complementar e recomendações finais
A pesquisa gerou dados valiosos que servirão de base para aprimorar a interface e os conteúdos do Espaço do Professor, alinhando a plataforma às necessidades e expectativas dos professores da rede pública.
Ficha técnica:
Ano: 2024
Status: finalizado
O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Cursos e Oficinas
Cliente:
Комментарии