Pesquisa avalia a interação e a adequação do Jogo das Artes ao público de estudantes e professores do Ensino Fundamental II.
Desenvolvido pelo Itaú Cultural em parceria com a Estrela Cultural, o Jogo das Artes desafia estudantes e professores a assumirem o papel de curadores de arte. A proposta do jogo é convidar os participantes a criarem uma mostra com obras de diferentes linguagens artísticas – como artes visuais, cinema, teatro, dança, literatura e música – promovendo uma experiência que alia aprendizado e criatividade. Durante o processo, os participantes exploram territórios artísticos e conhecem obras e criadores, enquanto decidem quais delas farão parte de seu evento fictício.
Para garantir que o jogo atendesse de maneira adequada e atrativa o público de estudantes do Ensino Fundamental II (12 a 13 anos), a Tomara! conduziu uma pesquisa de jogabilidade e adequação. Essa análise teve como foco avaliar a experiência de uso do jogo, sua relevância pedagógica e os aspectos que poderiam ser aprimorados antes de sua distribuição definitiva.
A Tomara! adotou uma abordagem estruturada e detalhada para alcançar os objetivos traçados. As principais etapas incluíram:
Análise documental: Leitura aprofundada dos materiais relacionados ao Jogo das Artes para compreensão completa do universo do projeto.
Reunião de largada: Um encontro inicial para alinhar expectativas e definir o escopo e cronograma do trabalho.
Testes internos de jogabilidade: Realização de simulações preliminares com uma equipe especializada, identificando oportunidades de melhoria antes da aplicação com o público.
Elaboração da Matriz Sintética da Pesquisa: Estruturação de um documento que norteou a coleta e a análise de dados.
Plano de coleta de dados: Detalhamento das abordagens e métodos para conduzir a interação com os estudantes e professores.
Coleta de dados: Aplicação de instrumentos e observação participante junto ao público-alvo em diferentes contextos escolares.
Análise e apresentação de resultados: Consolidação dos dados em relatórios acessíveis e atrativos, respeitando a identidade visual do Itaú Cultural.
Ao final da pesquisa, foram gerados produtos que documentam e consolidam os resultados obtidos:
Plano de Trabalho detalhado: Cronograma organizado em formato Excel, com todas as etapas do projeto.
Matriz Sintética da Pesquisa: Documento central para organização da coleta e análise de dados (formato Excel).
Plano de Coleta de Dados: Guia abrangente para a execução da pesquisa (formato Word/PDF).
Ficha de registro de teste: Instrumento em formato Google Forms para coleta de feedbacks dos participantes.
Relatório diagnóstico: Documento diagramado, em formato PPT/PDF, apresentando os principais insights e recomendações.
A pesquisa forneceu subsídios essenciais para aprimorar o Jogo das Artes, garantindo sua relevância e impacto junto ao público de estudantes e professores.
Ficha técnica:
Ano: 2023
Status: finalizado
O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Cursos e Oficinas
Cliente:
Comments