Projeto teve como objetivo definir uma estratégia formativa e desenvolvimento profissional de gestores educacionais e escolares dos estados parceiros do programa Jovem de Futuro.
O Programa Jovem de Futuro, lançado em 2007, se estabeleceu como um pilar para promover a aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio público no Brasil. Com foco na gestão educacional orientada ao desenvolvimento, o programa disponibiliza às escolas e redes de ensino a metodologia Circuito de Gestão (CdG), fornecendo ferramentas que apoiam esse processo. Suas ações são organizadas em cinco eixos principais: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento.
Em 2024, a Tomara! participou do projeto de definição da estratégia formativa do CdG do programa, conduzido pelo Instituto Unibanco, por meio de quatro frentes principais. A primeira envolveu a criação de um Grupo de Trabalho com representantes de diversas áreas do Instituto, responsável por acompanhar e deliberar sobre processos e produtos, além da análise de materiais de referência já existentes. A segunda etapa focou na elaboração e validação das matrizes de competências para diferentes níveis – órgão central, regional, ACG e gestão escolar – definindo habilidades e conhecimentos essenciais. Em paralelo, a terceira frente buscou documentar evidências sobre a prática formativa por meio de observações de encontros e entrevistas com formadores. A partir das competências mapeadas, a última etapa consistiu na definição dos objetivos de aprendizagem, organização das trilhas formativas e detalhamento das ementas para cada módulo e público-alvo.
Ao final, a Tomara! elaborou um documento consolidado com a estratégia formativa do CdG, contendo:
Competências do Circuito de Gestão: apresentação das habilidades e dos conhecimentos necessários para os diferentes públicos envolvidos no Circuito de Gestão, como equipe das secretarias de educação parceiras, equipe gestora do CdG nas regionais de ensino, ACG e equipe gestora das escolas.
Trilhas formativas: material com as trilhas para cada público (equipe das secretarias de educação parceiras, equipe gestora do CdG na regionais de ensino, agentes do Circuito de Gestão (ACG) e equipe gestora das escolas) e a ementa detalhada de cada módulo.
Valores, princípios e recomendações metodológicas para as formações: detalhamento de outros componentes relevantes para o desenho e condução de formações coerentes à perspectiva de qualidade e efetividade assumidas pelo programa Jovem de Futuro.
Passo a passo para a organização das formações: apresentação das atividades recomendadas para cada etapa (preparação das formações, realização das formações e após as formações).
Ficha técnica:
Ano: 2024
Status: finalizado
O que realizamos: Publicações e Sistematizações, Pesquisas e Estudos, Cursos e Oficinas
Cliente:
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2023 | Diagnóstico sobre a gestão educacional no Rio Grande do Sul
2023 | Matriz de competências dos profissionais envolvidos no Circuito de Gestão
2022 | Avaliação da maturidade do Circuito de Gestão do programa Jovem de Futuro
2018-19 | Pesquisa sobre a implementação do circuito de gestão em Estados parceiros do Projeto Jovem de Futuro
2018 | Apoio à Pesquisa sobre a Implementação do Circuito de Gestão - Projeto Jovem de Futuro
2016 | Pesquisa sobre Metodologias entre Jovens e Agente Jovem
2015, 2016, 2017 | Jovem de Futuro - Etnografia nas Escolas - Instituto Unibanco
2015-2018 | Pesquisa Qualitativa Etnografia nas Escolas
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