top of page
Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Educação na Amazônia - Pesquisa sobre as Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais

Projeto analisou a Pedagogia da Alternância em EFAs e CFRs no Amapá e Pará com pesquisa documental e de campo para conhecer melhor e de perto essas experiências.

Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CRF) são instituições educativas comunitárias geridas por associação de moradores, sindicatos e lideranças rurais. Ambas promovem experiência da escola alternada com o tempo na comunidade, permitindo que jovens tenham acesso a uma educação que leva em conta a realidade e necessidades do campo, mitigando o êxodo rural. A Unefab (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil) calcula 145 EFAs funcionando no Brasil e outras em implantação.


Nosso trabalho englobou pesquisa documental, leitura e análise de publicações sobre o tema, além de ir a campo para conhecer de perto como acontece a experiência educacional nessas escolas. Entre as atividades realizadas, destacam-se: entrevistas com atores-chave, rodas de conversa com educadores, estudantes e famílias e incursões etnográficas nos dois territórios. Ao final, organizamos uma publicação que sistematizou esse modelo de educação no campo, além de um relatório interno com um conjunto de reflexões e registros sobre os principais desafios identificados e recomendações para a Porticus.





Referência: Tomara Educação e Cultura; Porticus Latin America. Educação na Amazônia : experiências de pedagogia da alternância no Amapá e no Pará [recurso eletrônico]. São Paulo: Tomara! Educação e Cultura, 2022.


Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: finalizado

O que realizamos: Pesquisas e Estudos, Publicações e sistematização de projetos

Cliente:






bottom of page