Buscar
  • Tomara! Educação e Cultura

Educação na Amazônia - Pesquisa sobre as Escolas Família Agrícola e Casas Familiares Rurais

Projeto em andamento analisa Educação em EFAs e CFRs no Amapá e Pará com pesquisa documental e métodos participativos para propor um modelo de educação acessível e consistente.

Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CRF) são instituições educativas comunitárias geridas por associação de moradores, sindicatos e lideranças rurais. Ambas promovem experiência da escola alternada com o tempo na comunidade, permitindo que jovens tenham acesso à educação completa, levando em conta a realidade e necessidades do campo, ou seja, mitigando o êxodo rural. A Unefab (União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil) calculam 145 EFAs funcionando no Brasil e outras em implantação.


Nosso trabalho engloba pesquisa documental, leitura e análise de material já existente e outros a serem mapeados sobre essas instituições educativas no Amapá e Pará. O objetivo do projeto é apresentar resultados quantitativos e qualitativos da educação oferecida nas EFAs e CFRs. Para isso, criamos uma matriz de Referência da Pesquisa e Plano de Coleta de Dados, vamos realizar de entrevistas com atores-chave e de incursões etnográficas, produzir relatórios analíticos, incluindo recomendações para a Porticus de como promover modelos sustentáveis associados ao desenvolvimento integral.


Ao final, vamos elaborar uma publicação sobre o modelo pedagógico dessas escolas e sua contribuição para o desenvolvimento integral dos estudantes em PDF navegável.


Ficha técnica:

Ano: 2022

Status: em andamento

O que estamos realizando: Pesquisas e Estudos, Publicações e sistematização de projetos

Cliente:






#educação #educaçãoecomunidade #educaçãonaAmazônia #efa #cfr